quinta-feira, 16 de maio de 2013

MANCHETE!

Crônica
por Rogério Ribeiro









Não tem.  Nenhuma!  Nem sombra... 

Quero dizer...Tem.  Tem o pessoal falando dos últimos acontecimentos desde a semana passada; falando delas, é claro; das "Manchetes".  Da prisão do Pastor que virou condenado.  "Justiça" rápida, "à brasileira". A única eficaz, a cerca de 500 anos(dá até slogan).  Além desta, muitos outros fatos... mas que não tem importância alguma, pois como esta, não há nenhuma. Não, pelo menos, as que costumam conduzir a algum interesse da nossa "pobre", "unanime" e tola comunidade Brasileira.
Então, além desse fato, Nada... ops! Esqueci: A do casamento gay "aprovado".  Essa, além da comemoração e do carnaval de quem entra no bloco e nem sabe pra onde ele vai,  não deve servir muito pra maioria que, calada em seu canto, está com a mente em outra coisa - que passa longe da alienação: Quer ser é feliz  diante da sua condição em relação à sociedade e vem trabalhando à muito tempo, cada um da sua forma; porque querer ser feliz é outra coisa...  Independente a isso, vão surgir mais motivos com manchete ou sem, pra polemizar a conversa (a que já não temos com ninguém, de fato), pra daí então, se vender ideia barata pra mentes mais baratas ainda e pra aliciar novos compradores, enquanto o  sol dos trópicos nasce, mas ninguém sai do lugar.

Mas não era disso que eu na verdade queria falar; Era da Manchete. Ou ainda, de todas elas reunidas; Juntando todas, não dá uma que valha a pena.  Que valha a pena de se ler e passar pela informação com todos os seus infortúnios ou alegrias e sair dali com algum "feed-back".  Acredite, este existe de muitas formas. É pedir demais pra esta geração, eu sei...   Ela "gera" a sua "onda" e se esquece - porque ninguém a lembra - de que não está só no planeta... Muito menos aqui nesse "mundinho".  Porém, como se fosse a única a habitá-lo(é a sensação de que ela desfruta), são tratados como o centro do universo e recebem as "manchetes" que lhes agradam(o endereço estava certo, nós é que abrimos a correspondência errada). Só agradam, enquanto os receptores só SE agradam, nada mais.  Não há fim comum com a realidade, sociedade e outras "dades"(afinal, existem tantas realidades dentro desta geração, que me pergunto se sou real, ou apenas um holograma em uma rede social mais avançada, e que,  sendo um   não a detecto); há, sem dúvida, as "seitas" dos "ãos" que vão da  comoção à satisfação, passando por um monte de outros superlativos, que se somam e culminam no "euzão". 
A Geração do EU, onde só ele importa. 

E ninguém se importa... Até o Face sair do ar, A bateria do Smartphone acabar e faltarem as "Manchetes" chulas pra gente se odiar e se matar "defendendo" a ideologia que nem temos, enquanto o Cazuza "se revira no túmulo".
   
 Uma das bases da civilização foi perdida e disseram que foi apenas "trocada"(ninguém reclamou).  Perdemos o conhecimento em favor da pura satisfação(por mais duvidosa que seja). A imprensa deixou de ser a que informa pra abrir caminho e gerar crescimento, para ser a que aliena e reduz.

Então(querendo, é claro)... Quando ler ou ouvir uma "manchete",   pense duas vezes no que leu.  Mastigue-a antes de engolir... 
Ou nem coma...

(Se é, que você se preocupa com o seu "estomago").


Gracias.


Um comentário: